quarta-feira, 23 de março de 2011

20 euros

   

   Ontem fiz um programa patrocinado por meu amigo Laurens Steen.  Antes de partir de Recife para esta aventura, Laurens foi tomar uma cerveja em minha casa e me presenteou com um envelope que continha os dizeres: "para você criar um momento especial".  Dentro do envelope uma nota de 20 euros.

O que fazer com 20 euros?  Tantos lugares que iria visitar e tantas possibilidades... Uma massagem em Bangkok?  Um drink numa boate em Madrid?  Salsichas com mostarda alemã...hummm...pensei em muitas coisas, experiências e delícias a degustar com o presente do meu amigo.

Resolvi então tentar um desafio: será que dá para passar um dia em Hong Kong com 20 euros?  A resposta foi sim!  Com a módica quantia de 20 euros ou 47 reais, que daria aproximadamente 200 e poucos dólares de Hong Kong, lá fui eu.

À pé, comecei por Sheung Wan, descendo pelas ladeiras de Mid Levels em direção ao templo Man Mo um dos mais antigos da cidade.  Com um cheiro forte, mas agradável de incenso, o templo é repleto de espirais no teto que são acessos ininterruptamente pelo staff local.  Muito silencioso como um local de oração deve ser, observei várias pessoas rezando e meditando.


Man Mo Temple


Logo após o templo, continuei minha caminhada pela rua Upper Lascar Row (ou Cat St) rua de antigüidades e coisas curiosas.  Comprei um broche da época de Mao por HKD 25.  Perto dali aproveitei para tomar um chá que me levou outros HKD 12.  Estava muito bom e quentinho que me acompanhou por mais uma boa caminhada agora em direção ao Central e a Queen's Road.

Sebo local


No caminho e já com fome, parei num restaurante desses de esquina para almoçar e gastei outros HKD38.  Nada especial, se não fosse pelo fato de ser de uma cozinha indonesa da qual nunca tinha experimentado. Tempero forte mas não tão picante, tipo um Lamen japonês, mas com um caldo mais consistente.

Almoço no caminho


Tinha que consertar meu escapulário que tinha partido, mas nenhuma loja de jóias queria fazer.  Então na rua Li Yuen St West, uma transversal da Queen's Road, encontrei uma simpática moça que me ajudou e a recompensei com HKD 20.

As ruas Li Yuen St East and West são a versão 25 de março de Hong Kong


Tinha como objetivo final ir até o United Centre, centro comercial na Queensway, onde iria obter informações na Thai Airways sobre um pass que me daria direito a viajar por toda Tailândia a um custo interessante.  Até lá, pela Queen's Road e pela Des Voeux Rd, fiz umas fotos legais dos bondes de dois andares que circulam pela avenida e mais à frente, dos arranha-céus dos principais bancos:  HSBC, Hong Kong and Shanghai Bank, Citibank, além do imponente Two IFC.

Belíssimos bondes que circulam na Des Voeux Rd
Hong Kong and Shanghai Bank


Cansado de tanto andar e após uma boa meia hora de perguntas ao rapaz da Thai, parei no próprio prédio para um café com torta de maçã por mais HKD 33.

Metrô seguro, eficiente e sem correria.


Já passando das 18hs ligo para Julien que está no bar e restaurante francês Pastis e marco de encontrá-lo.  Mais $4 de metrô e logo estou tomando um delicioso chopp (HKD 61) na companhia do meu amigo, completando assim a meu dia patrocinado por meu estimado amigo Laurens.  E ainda sobrou troco!

No final um chopp para relaxar


Obrigado Laurens pelo presente e por ter me proporcionado esta bela experiência!

Até breve!

14 comentários:

  1. Gustavo. Não costumo comentar mas tenho acompanhado a flanagem.
    Curiosidade. Experimentastes suco de laranja quente e pés de pato (horrível)?

    ResponderExcluir
  2. ótimo post, guga! Vi que os 20 Euros lhe renderam bons momentos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hominho, ainda não experimentei essas iguarias aqui em Hong Kong. Por enquanto apenas ganso assado. Acho que só na China mesmo vou ter oportunidade. Se tiver coragem te digo! Pode comentar aqui, gosto muito! Abs

    ResponderExcluir
  4. Fabi e Gaby, Obrigado pelos comentários. 20 euros deram uma boa história né. Boas experiências não precisam de grandes quantias! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Muito bem aproveitado os seus 20 euros!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pois é Paola, o negócio é saber viver com pouco ou com muito! Sempre é possível se divertir. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Post nota 10. Sugiro que repita essa experiência em cada nova cidade que vc visite, apesar delas não serem patrocinadas pelo amigo Laurens.
    Os posts vão "bombar" de comments. Pode acreditar

    ResponderExcluir
  8. Bgdd Rodrigo e Ana! É legal saber que dá pra fazer muita coisa com pouco dinheiro né. Tenho certeza que um dia em BangKok com 20 euros seria tão ou mais possível. Vou seguir a sugestão Rodrigo. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Gustavão, valeu a reportagem! Que bom que o 'momento especial' praticamente virou um dia especial. Lembra que a nota de EUR 20 foi a única que tinha em casa, o troco que sobrou da minha última viagem a Holanda. Parece que esta sobra foi 'na medida'. Sorry for entering o blog only agora, vou ler about Madrid and München, e estarei lhe seguindo com atenção. Grande abraço, bon voyage!

    ResponderExcluir
  10. Grande Laurens! Acho que este post foi o mais comentado até agora. Tenho até pedidos para repetir a dose em outras cidades. Obrigado pelo presente que sei que foi de coração e me rendeu um belo dia no outro lado do mundo. Sua amizade é de grande valor para mim. Abração!

    ResponderExcluir
  11. Guuuuuuuu, 20 beijos!
    tá arretado aqui neste blog!

    ResponderExcluir
  12. Bgdd Ju! Outros tantos pra vc!! Quero noticias da sua viagem à Itália tb!

    ResponderExcluir