quarta-feira, 4 de maio de 2011

Minha família Japonesa

Os Kawabe-san

   Não via a hora de chegar no Japão.  Todo este tempo na Ásia, um mês somente na Tailândia (que foi ótimo), Hong Kong, Macau, Laos, Cingapura, sempre tentava aprender algumas palavras para falar a língua local.  Mas não tinha jeito, na cabeça só vinha o japonês.  Era como se estando na Ásia o natural seria falar a língua nipônica.

Se minha referência de língua aqui é o japonês, de família são os Kawabe.  Eles me ensinaram tudo o que se precisa saber sobre esse povo.  Com eles aprendi como aqui se respeita o próximo e como se vive numa sociedade onde tudo é escasso mas a delicadeza é abundante.

Era o ano de 1992 quando aceitei o desafio de ser o primeiro nordestino a vir para o Japão pelo programa de intercâmbio do Rotary, bem como o primeiro intercambista brasileiro a vir para esta região no nordeste do Japão.  Acho que a experiência deu certo pois, depois de mim, Roberta Queiroga veio pelo mesmo programa e Megumi Sato foi morar no Recife.  Sem contar Yuta, que já foi ao Brasil 4 vezes e estudou português na UFPE.

Megumi faz parte de outra família que me acolheu aqui em Sendai.  O programa do Rotary exige que os intercambistas fiquem em 3 famílias diferentes no período de 1 ano para que possa ter uma visão mais abrangente da sociedade. 

Este programa é simplesmente fantástico.  Como imaginar que após quase 20 anos estaria aqui reunido com toda a família Kawabe (estamos no meio do maior feriado do Japão, o Golden Week) como mais um membro da família?  Como falei em post anterior "Tiago embaixador do Brasil", aprendemos a ser embaixadores do nosso país e depois do país que visitamos.  E isto é muito bom para o mundo se pensarmos na falta de compreensão que existe entre os povos por conta das diferenças culturais e religiosas. 

Tenho muito ainda para falar deste povo maravilhoso que está vivendo seu momento mais difícil desde a 2a. guerra mundial e ainda assim consegue ser resiliente sem deixar de trabalhar para reconstruir seu país e suas vidas.

Até breve!

Fazendo graça


Otosan e Okasan

Yuta sem deixar meu copo vazio
Reunidos no Monte Zao
O Zao Okama é um vulcão extinto que virou lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário