terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Planejando a Viagem
Vários devem ser os cuidados para uma longa viagem:
1. Documentos:
Deve-se checar a validade do(s) passaporte(s). A maioria dos países aceita apenas passaportes com no mínimo 6 meses de validade.
2.Vistos:
Alguns países requerem visto dependendo da nacionalidade do viajante. No meu caso por possuir duas cidadanias (brasileira e italiana) apenas precisarei de visto para entrar na China.
3. Cartões de crédito/ Travel Money / Travelers Checks:
Deve-se checar os limites dos cartões de crédito e se necessário aumentá-los. Uma ótima opção é o Visa TravelMoney que é um cartão pré-abastecido da moeda que irá utilizar na viagem onde pode-se efetuar compras em qualquer estabelecimento onde é aceito Visa, além de poder sacar nos caixas da rede em moeda local (neste caso cobra-se U$ 2,50 por saque). Neste caso reduz-se bastante a necessidade de viajar com dinheiro e caso perca ou seja roubado o cartão é reenviado para onde você estiver. Outra vantagem é que não há surpresas quanto ao câmbio já que este é feito antes da viagem.
4. Vacinas:
É bom sempre estar com todas as vacinas em dia, e para isso algumas precisam de 6 meses para receber todas as doses. A vários países exigem apenas a de Febre Amarela. Atenção: só é válido o cartão de vacinação de modelo internacional em inglês. Portanto é necessário ir ao posto da Anvisa do aeroporto (o meu peguei em Guarulhos) munido do cartão do posto de vacinação comum para receber o internacional.
5.Remédios:
Monte uma farmacinha de com itens básicos e caso use medicação de uso controlado é necessário pedir ao médico receita de preferência em inglês.
6. Vouchers:
Não esqueça de imprimir os vouchers dos hotéis / emails das pessoas que vão lhe hospedar e seus endereços pois algumas imigrações irão exigir. Faça o mesmo caso vá alugar algum carro.
7.Seguro Viagem:
Caso seu cartão de crédito possua um seguro automático de viagem procure saber antecipadamente qual o procedimento, telefones, se há limite de cobertura, ou se é preciso imprimir algum documento antes de viajar. No caso da europa é exigido o SChengen Certificate que deve ser levado impresso.
Caso seu cartão não tenha cobertura procure falar com seu seguro saúde ou contrate um exclusivo para viagem. Há inúmeros no mercado. Só não vá viajar sem seguro.
8. Imprevistos:
Gosto de estar preparado para imprevistos. Desta forma tomo duas providências: tenho sempre uma mochila de mão com roupa e artigos de uso pessoal para 1 ou 2 dias caso minha mala seja extraviada, e tenho anotado em lugar seguro número de passaportes, cartões de crédito, seguro viagem, telefones e endereços. Hoje em dia tudo isso pode estar hospedado num site seguro que pode ser acessado de qualquer computador.
Outros itens devem ser levados em conta numa viagem longa: check up completo da saúde, como administrar as contas, clientes, fazer antecipadamente o imposto de renda, etc.
Hoje, no entanto, tudo isso é facilitado pela internet. É possível inclusive obter um número brasileiro que será atendido pelo Skype no exterior. Fora todo o resto como internet banking, email, facebook.
Acredito inclusive que em pouco tempo as pessoas poderão viajar por longos períodos e algumas pessoas nem se darem conta que você está do outro lado do mundo :-)
Até breve!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei as dicas... é sempre bom ser prevenida, né!
ResponderExcluirNao esqueca um adaptador de tomada universal para carregar teu smartphone e notebook. Na Australia por exemplo a tomada deles é a mesma que antigamente a gente ligava ar-condicionado...
ResponderExcluirGrande Luis, obrigado pela dica! Tô pensando em deixar para comprar o adaptador num desses aeroportos da vida. Vou tentar comprar um universal tipo canivete suíço :-)
ResponderExcluirLuis, comprei um massa já no primeiro dia em Madrid na loja El Corte Inglés. Perfeito! Mais uma vez obrigado pela dica. Abs
ResponderExcluir