quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Planejamento



Uma viagem dessa envergadura e feita sem acompanhantes exige um planejamento cuidadoso.  Gosto de planejar.  Fui ter consciência disto há alguns anos atrás, mas minha experiência no Japão há exatos 19 anos me deu uma perspectiva que não tinha antes, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos onde vivi por um período.


Minha experiência mais marcante de planejamento no Japão foi justamente um plano de viagem feito a quatro mãos com Kawabe-san, meu pai japonês.  Otosan me ajudou a planejar a viagem que eu faria com meus pais que viriam do Brasil me visitar.  Tinhamos 45 dias para planejar roteiro, hoteis, transporte e as atrações que iríamos visitar. 

Comprei um guia da Frommer's em inglês e munido de um livro com todos os horários de trens de todo o Japão de Otosan, planejamos a viagem nos mínimos detalhes.  Tinha anotado até a hora de cada trem que tomaríamos em cada cidade. Percebi sua satisfação em me auxiliar na preparação desta viagem de 15 dias pelo país e obviamente a viagem foi um sucesso em termos de planejamento.  Grande experiência para mim.

Próximo post: Planejando a Viagem.

Até breve!

2 comentários:

  1. Guga, estava aqui pensando... muita coisa dessa tua educação, organização... em da tua convivência com os japoneses, não achas???

    ResponderExcluir
  2. Acho que sempre tive isso Fabi. Ter vivido a experiencia do Japao talvez tenha dado mais força ao que ja estava la. Obrigado por acompanhar o blog e por toda a ajuda. Bjs!

    ResponderExcluir