quarta-feira, 20 de abril de 2011

Inveja branca

Pôr do sol de ontem em Myanmar visto da Tailândia
    
   Assim que anunciei este meu período sabático, e expliquei que com um bilhete aéreo daria uma volta ao mundo, praticamente todos meus amigos foram unânimes em dizer: que inveja de você!

Engraçado que tem sido assim com muitos que conheço nesta viagem, independentemente da nacionalidade, idade ou sexo.  Meus amigos do Brasil no entanto, tem o cuidado de dizer que a inveja é branca.

A inveja é normalmente tida como uma coisa ruim.  Mas porque?  Não vejo porque querer estar numa posição que o outro está, necessariamente é querer tirar isso dela.  Acho que admirar ou querer o que o outro tem, é ou está, não é de forma alguma ruim.  Pode nos motivar, a buscar o que nós também queremos e podemos conseguir.  Eu tenho muita inveja de quem sabe tocar um instrumento por exemplo.  Já tentei bateria e piano, não prossegui e me sinto frustrado.  Isso não me impede de admirar quem toca maravilhosamente bem um piano ou reúne os amigos numa roda para ouvi-lo tocar violão.  Só me faz relembrar que tenho que aprender a tocar um instrumento.  Será que é isso a tal da inveja branca?

Esta viagem que estou chamando de sabática tem como objetivo pensar sobre a vida, os objetivos para o futuro e relembrar o que realmente é importante para mim.  A viagem em si já é uma decisão de não deixar para depois as coisas que tanto desejamos.  Minha surpresa no entanto foi que essa história de volta ao mundo é tão forte no imaginário de tanta gente.  Várias me confidenciaram que era o sonho da vida delas.

Uma amiga até me falou da responsabilidade de estar fazendo o que tantos gostariam de fazer. Mas eu digo: qualquer um que quiser e se planejar pode.  Fazer uma viagem dessas não é difícil por conta de dinheiro, trabalho ou família.  É difícil por conseguir sair de sua rotina, da zona de conforto e ter a coragem de desapegar das coisas, da casa, dos amigos e da família por tanto tempo.  Esse sim é o grande desafio. Todos que foram intercambistas no exterior sabem como é difícil mas recompensador.  E como todos cresceram com a experiência.

Estou à disposição para ajudar a qualquer um a se planejar para uma viagem dessas.  Não para um roteiro turístico, mas para uma experiência diferente.  Ah, um período sabático normalmente é de um ano.  E como esta viagem é de apenas 5 meses, ela terá continuações...

Queria aproveitar e desejar uma Feliz Páscoa, lembrando que este período é de renascimento e uma boa oportunidade para todos nós repensarmos nossa vida, ações e desejos futuros.

Um beijo a todos e até breve!

8 comentários:

  1. Guga, é muito importante que você conhece a dificuldade em fazer uma viagem destas - a separação da rotina. Além disso, muita gente gostaria saber como uma pessoa vai utilizar essa experiencia. Me parece que você já está crescendo por causa dessa viagem. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Guga... não sobre a inveja em si, mas como podemos fazer para torna-la aliada em vez de vilã, de tentar usa-la a nosso favor a fim de conquistarmos algo ou alguma coisa que a gente admira em alguém. Eu admiro vc, sua coragem... e tenho certeza que todos acham isso.Acho que o que realmente temos de mais rico são nossas experiências, coisas que aprendemos ao logo da viva.Seu blog pra mim é como um livro virtual, onde em cada postagem é um capítulo da história da sua vida, dessa vida que vives hj, pelo mundo.Inspirador!:)
    Boa páscoa, um beijo e fico aqui com minha inveja COLORIDA de vc... :)
    F.

    ResponderExcluir
  3. Brian,

    Obrigado pelo seu comentário. Você é talvez o maior responsável por essa viagem por ter me dito quando esteve no Brasil ano passado: só preciso de uma hora de conexão de internet por dia para fazer o meu trabalho.

    Aí pensei: se Brian pode, porque eu não posso? Esta inveja me impulsionou e me inquietou. Aqui estou eu dando minha volta ao mundo e crescendo com a experiência.

    Forte abraço e nos vemos na California em junho.

    Do seu irmão,

    Guga

    ResponderExcluir
  4. Fabi,

    "Um livro virtual, onde cada post é um capítulo da história da minha vida..." Que poético, gostei :-) Lembre que comecei esse blog por sua causa. Você que falou: Guga, vc tem que fazer um blog da sua viagem! E me ensinou como. Foi o primeiro capítulo...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Incrível como vc consegue passar tão bem toda essa sua experiência (vivencia???) para o blog. É como se a gente tivesse "vivenciando" isto tudo com vc, conhecendo, vibrando, descobrindo, babando com as tuas aventuras.... crescendo com vc, e querendo mais e mais.
    Um cheiro grande e até as proximas....

    ResponderExcluir
  6. Cecília, você não sabe a alegria que tive ao ler seu comentário. Ainda mais vindo de você que fez parte desta minha aventura e de outras que virão (não esqueci do próximo ano).
    Tento escrever mais com o coração que com a cabeça e talvez esta forma esteja agradando. A falta de pudor em descrever o que sinto em cada vivência ou experiência (acho que tanto faz :-) talvez seja recebida de forma diferente em cada pessoa. Mas de alguma forma a fez embarcar comigo em mais essa história. Fico muito feliz e a convido a continuar comigo.
    Até as próximas... com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Guga, você ta mostrando com sua viagem que tudo isso... essa experiência é uma forma de entender e aprender outras culturas adaptando-se a elas. Você ta se tornando uma pessoa mais compreensiva, um "cidadão globalizado"

    “A vida é um livro, quem não viaja, não sai da primeira página”. Santo Agostinho.

    ResponderExcluir
  8. Oi Iza! Quem bom que está comentando no blog! Faça mais vezes que adoro os comentários!!! Obrigado pelas palavras. Beijos!

    ResponderExcluir