domingo, 10 de abril de 2011

Tiago embaixador do Brasil

Natalie, Tiago e eu prestes a saborear o delicioso strogonoff

   Da mesma forma que representamos nossa família na nossa cidade, ou nosso estado quando estamos fora dele, representamos nosso país mundo afora.  Aprendi isso sendo intercambista do Rotary no Japão ou até mesmo antes quando morei nos Estados Unidos.

Mesmo sem falar a língua (no começo é sempre assim) aprendemos a sorrir, a sermos gentis, a prestar atenção no que podemos ou devemos fazer.  Aprendemos a ser verdadeiros embaixadores do nosso país.  Desta forma somos requisitados a falar sobre nossos costumes, nosso povo, língua e ensinamos um pouquinho para quem apenas ouviu a falar em futebol, samba e carnaval. Aí nos sentimos cada vez mais patriotas e também mais responsáveis com o que fazemos e o que falamos. 

Tiago não sabe disso, mas ele é um verdadeiro embaixador do Brasil na Tailândia.  De coração aberto e sempre sorridente, cativa as pessoas por onde passa.  Já passado mais de um mês do início de minha jornada, fui surpreendido com seu convite para jantar em sua casa no dia seguinte de tê-lo conhecido no bar onde toca maravilhosamente bem seu saxofone.

E que jantar: strogonoff de frango bem brasileiro! Ah, que saudade! Fiquei impressionado com a coragem de Tiago que aos 25 anos está no mundo trabalhando e fazendo sua arte tão moderna quanto sax com DJ.  Na companhia de sua simpática namorada russa Natalie que fala fluente inglês tivemos uma noite memorável e de muita alegria.

Se já não fosse suficiente esta noite tão agradável, fui convidado por eles para repetir a dose no dia seguinte com seus amigos russos que estavam em férias na cidade. Adiei minha ida a Koh Samui para  falar sobre a Rússia, sua política, locais interessantes, muito legal.  Depois pegamos um tuk tuk (táxi) e seguimos para uma boate dançar.  Desculpem a foto tremida dentro do tuk tuk.


Mas, voltando ao tema do post, Tiago embaixador do Brasil, falou pra mim antes da minha partida: vá ao restaurante Mitra em Samui que gostam muito de mim lá.  Imaginava ser bem recebido, mas com tanta alegria não!  Conversamos bastante sobre minha viagem, pegaram o computador e mostraram muitas fotos de Tiago e como sentiam saudades dele. Ah, não deixaram pagar pelo jantar. O cara deixou uma família aqui!

Isso é ser um embaixador do seu país.  E Tiago agora sabe o que é isso.

Até breve!

Mama, no centro, e o pessoal do Mitra Samui Restaurant

4 comentários:

  1. Após ler sua estória vc me deixou com um sorriso! Parece até que eu estou aí vivendo sua aventura. Obrigada pelos posts (Muito bem escritos, diga-se de passagem) e pelas estórias super interessantes e criativas. E as fotos fantásticas. Estou adorando... Perdão pelos erros de português tb... (eu tb não tenho corretor ortográfico.=])
    More more please...
    Sua seguidora..
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ana, de tudo, o que mais gostei foi de tê-la feito sorrir com minha história. Você não está apenas me seguindo, mas me acompanhando nas minhas aventuras. E que bela companhia!

    Sabe que penso muito no nosso professor Lima quando escrevo essas crônicas? Ele fazia a gente escrever duas toda semana, lembra? :-)

    Tantas pessoas são responsáveis por nosso aprendizado e crescimento na vida. Como é bom ter pessoas que nos incentivam e nos fazem seguir em frente.

    Você é uma delas com esse comentário inspirador.

    Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. O melhor de tudo é a felicidade estampada no seu rosto!!
    Muito bacana tudo isso que vc está vivendo Gustavo! Quantas pessoas no mundo desejam uma aventura dessa...olha a responsa hein!!!
    Muita paz e sorte no seu caminho aí!
    Meta bronca aí! :)

    Abração,

    Carolina Moury

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Carol! Sei que muita gente sonha com uma viagem dessas de volta ao mundo. Que bom que você está acompanhando e "vivendo" um pouco disso aqui comigo. Para mim as melhores experiências são com as pessoas, muito mais que os lugares que estou conhecendo. A felicidade estampada no rosto é justamente desses encontros, boas surpresas e carinho que tenho encontrado por aqui. Um beijo e continue flanando comigo :-)

    ResponderExcluir