quarta-feira, 16 de março de 2011

Terra do sol nascente

  
   Passados 5 dias da tragédia no Japão onde aconteceu o maior terremoto registrado no mundo nos últimos 100 anos, volto a escrever no blog Flanador.  Esses dias foram, e ainda tem sido, agora pela questão nuclear, muito estressantes.  Logo nas primeiras horas após o terremoto seguido do tsunami consegui falar com meu irmão Hiraku por skype que mora na cidade de Saitama próxima a Tokyo ao norte.  Ele já tinha notícias de okasan, nossa mãe, que estava em Tokyo no momento do desastre e de Yutaka (irmão) que mora em Yokohama (sul de Tokyo) e estavam bem apesar de não puderem se locomover pois todos os trens estavam paralizados. 

Okasan iria neste dia dormir justamente na casa do filho e teve que ficar em Tokyo, assim como a esposa de Hiraku que estava no trabalho e teve que dormir por lá.  Yuta também não conseguiu voltar para casa.

A grande preocupação no entanto recaía sobre otosan (pai) que estava em Sendai.  Não tínhamos notícia alguma sobre ele e a apreensão tomou conta.  Sendai estava sem luz, água, telefone e gás.  Ninguém sabia a real situação e o alívio só veio 12 horas depois quando ele conseguiu chegar em casa e mandar uma mensagem que estava bem.

Sendai, a maior cidade atingida pelo terremoto e tsunami, é a cidade onde fui intercambista do Rotary em 1992 por 1 ano e deixei pessoas muito queridas como a família Kawabe da qual falei agora e vivi na sua casa como um filho.  Após quase 20 anos ainda mantenho contato e os considero como meus pais e meus irmãos.

Um dos principais propósitos desta volta ao mundo é justamente revê-los após 15 anos (estive novamente em 1996) e passar uns dias em Sendai relembrando o japonês e a vida que levei por lá.

Sou um admirador desse povo desde que lá vivi.  Não conheço gente mais educada, determinada, gentil, tranquila e paciente. Estou em contato com eles desde a tragédia e eu sou o mais preocupado, eles sempre me passando calma e de que tudo está bem para eu não me preocupar.  Como o skype tem vídeo, dá para ver que não é só discurso, está no semblante deles.  Admirável esse povo da terra do sol nascente.

Tentarei atualizar os acontecimentos de Madrid até agora Hong Kong.

Até breve!

2 comentários:

  1. Um povo admirável com certeza!
    É só do que se fala por aqui.
    Hoje, mostraram no Today Show, um senhor de 75 anos e sua esposa consertando o que sobrou de sua casa. (Quase nada) E reporter perguntou porque eles não estavam esperando ajuda. Ele respondeu: Vou adiantando logo minha casa pra poder estar livre pra ajudar os outros mais rápido. Esse é o espírito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Esse também é o exemplo dos meus pais que estão neste momento em Sendai consertando a casa que pouco sofreu diante das que vemos na tv.
    Estive agora na Alemanha e também testemunhei a maneira que eles lidam com a comunidade, participando voluntariamente. Para você ter uma idéia, nas cidades pequenas, os vereadores não ganham nada, os bombeiros são voluntários, etc. Como estamos longe disso no Brasil e como cada um de nós pode fazer a sua parte...

    ResponderExcluir