domingo, 23 de janeiro de 2011

Passagem de Volta ao Mundo

Sandro, Nhaianna e Bosco. Simpáticos e prestativos funcionários da TAM que emitiram o 1o. bilhete volta ao mundo da loja TAM em Recife.


  
Uma viagem dessa envergadura não é simples de se planejar.  A começar pela passagem aérea.  São tantos destinos, tantos "stops", escalas, conexões, companhias aéreas diferentes. Como fazer, como reservar, como calcular a tarifa?  Depois de emitida a passagem e se eu quiser mudar o roteiro, ou simplesmente perder um vôo ou quiser ficar 1 semana a mais em Bangkok ou Honolulu?  
Esta não é uma viagem que se compra ida e volta como qualquer outra.  É sempre indo, e indo, e indo...

Já tinha ouvido falar em sites que reuniam uma gama de cias aéreas e fazia este trabalho para você.  Entrei em alguns deles mas não me senti seguro.  Foi aí que liguei para uma agência de viagens que já tinha utilizado na minha última viagem internacional para Las Vegas em 2010.

Prefiro sempre comprar eu mesmo pela internet.  É rápido, fácil e você mesmo decide na hora o vôo, o preço, paga no cartão e pronto!

Tenho em mente que, por mais que um agente de viagem seja bom, prestativo e atencioso ele tem outros clientes para atender no mesmo dia, possivelmente vários.  Hoje em dia o sistema que dispomos pela internet é tão rápido e seguro quanto o da agência ou operadora.  Então uma passagem que você pode comprar sozinho em 10 minutos, pela agência pode levar um dia ou dois caso você mude uma data e comunique a troca.

Mas como não conhecia o sistema de compra de bilhete "Round de World Trip" da Star Alliance http://www.staralliance.com nem o da www.oneworld.com que são das próprias companhias aéreas, solicitei os serviços da amiga Gisella.

Foi aí que ela me falou que nunca tinha feito um bilhete desses e que passaria para um operador que não poderia falar diretamente com os clientes.  Logo entendi que desta forma não iria funcionar.  Numa viagem dessas as alterações de destinos são muitas e ocorrem de acordo com inúmeras variáveis e portanto teria que ter o operador me auxiliando de frente para mim.

Resolvi entrar no site e me surpreendi com a facilidade e interatividade do software para compra deste tipo de bilhete. Primeiro passo foi decidir pela StarAlliance pois era a única que dispunha de vôo para a europa nesta época que antecede o carnaval.  O vôo da Ibéria que faz parte da One World estava completamente lotado para o período então foi descartado.

Mesmo testando todas as possibilidades de vôos pelo site e calculando milhas e stops (é desta forma que a tarifa é calculada) achei melhor ir a uma loja TAM (Centro Sul).  Foi aí que tive a surpresa: eles não sabiam como fazer!  Falaram que eu deveria ir para a loja do Aeroporto e falar com Bosco que tinha larga experiência neste tipo de tarifa.

Chegando lá, surpresa maior ainda: Bosco nunca havia emitido uma passagem Volta ao Mundo antes.  Resolvi esperar na fila e fui atendido por Sandro que apesar de me confirmar que esta passagem nunca havia sido emitida por ali antes, foi muito paciente e atencioso comigo.  Ficamos mais de 2 horas tentando fazer a reserva, achar os vôos na classe correta e aeroportos em cidades que nem sabíamos que existia.

Apesar do trabalho, tudo evoluia bem e a reserva ia tomando corpo.  No entanto um problema persistia e foi aí que Bosco entrou no circuito e voilá, tarifa e reserva feita.

Já estava muito cansado e com a garantia da reserva na mão voltei pra casa e continuei a brincar com o software do site, alterando vôos, incluindo destinos, e tentando tudo isso sem extrapolar o limite de 29.000 milhas que determinava o preço em U$ 4.113,00.

Hoje então retornei ao aeroporto e fui mais uma vez muito bem atendido por Sandro que conseguiu fazer todas as alterações que desejava e finalmente emitiu o meu bilhete:

REC/LIS/MAD/MUC/HKG/BKK/PEK/NRT/HNL/SFO/IAH/GIG/REC

Viagem marcada, passagem comprada!

Até breve!


Sandro, funcionário da loja TAM Aeroporto, que emitiu o bilhete volta ao mundo





3 comentários:

  1. Tá Chegaaaando, Guga! Vc vai ver que tudo vai valer a pena, tô aqui torcendo e curtindo cada novidade!
    Feliz por vc, viu!
    um beijoo

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  2. Esse cara é desenrolado mesmo. Me ajudou várias vezes na loja da TAM. Temos que elogiar funcionários exemplares, pois hoje em dia é difícil encontrar pessoas inteligentes, competentes e prestativas em empresas de telefonia, bancos e cias aéreas, só para citar 3 das atividades que prestam maus serviços.

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  3. Pois é Rodrigo, fui muito bem atendido por Sandro e contamos também com a ajuda de Bosco. Aliás, sempre sou bem atendido naquela loja da TAM. Coisa rara nos dias de hoje, concordo com você.

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