sábado, 30 de abril de 2011

Cingapura: um caldeirão étnico em busca de um novo presidente

Ícone da arquitetura hoteleira causou frisson com sua inauguração em 2010

   Após um fim de semana em Bangkok com Julien para comemorar tardiamente seu aniversário, aproveitei sua ida à Cingapura para conhecer esta ilha incrustada entre a Malásia e a Indonésia que é o menor país do sudeste asiático.

Cingapura me impressionou bastante.  Achava que Hong Kong era a cidade mais internacional da Ásia mas estava enganado.  Não que seja melhor, longe disso, mas aqui o inglês é mais falado, a arquitetura é completamente ocidental, as ruas, enfim, a sensação é que se está na europa ou Estados Unidos.

Seu porto sempre foi rota comercial para a europa e assim que deixou de ser colônia inglesa em 1963, foi totalmente repensado, modelado e construído pelo seu primeiro-ministro e hoje ministro-mentor Lee Kuan Yew.  Tido como ditador  pelo ocidente mas como gênio e pai da Cingapura moderna pelos locais, tirou o país do nada, para uma das maiores rendas per capitas do mundo.

Cingapura disputa hoje com Hong Kong a liderança do comércio, mas principalmente, do mercado financeiro da Ásia.  Enquanto uma é aliada dos EUA, a outra é território chinês.

Estive aqui praticamente por um dia apenas e deu para ver muitas coisas.  Diria que 2 dias são suficientes para ter uma boa noção da cidade.  O que mais me impressionou?  Sem dúvida a incrível piscina do alto do Hotel Marina Bay Sands famosa mundialmente e realmente impressionante. Lá do alto também dá para ver um estádio de futebol onde o gramado é um aterro na baía e as arquibancadas ficam em terra firme. Uma enorme roda gigante onde pode-se jantar durante o giro é outra atração.  Tudo grandioso e espetacular.

O que está em voga aqui no entanto são as eleições que ocorrerão dia 7 de maio para presidente e parlamento.  O primeiro-ministro não muda pois este é o filho do Lee Kuan Yew.  O que dá a impressão de uma monarquia ou ditadura (que realmente parece ser), mas pela preocupação do próprio com as eleições, parece que o parlamento tem algum poder.

Nas palavras do próprio Mr. Yew, 87 anos, no jornal de 27/04/11: "Não estraguem tudo o que fizemos nesses últimos 40 anos votando nas pessoas erradas".  O povo de Cingapura é composto por malaios, chineses e indianos, principalmente.  Uma incrível mistura étnica.

Clique aqui para ver as fotos

Até breve!

3 comentários:

  1. Que legal! Não sabia absolutamente NADA sobre Cingapura. Além de guia turísco, vc dá aula de história! Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Nem eu Ana! Total surpresa! Cingapura é realmente um lugar diferente por vários aspectos. Nem tinha planejado de ir também. Só aproveitei a carona de Julien... Quanto a aula, tinha que falar um pouco do clima que o país está vivendo. Gosto de passar a minha impressão do lugar que visito porque sempre é muito pessoal e o flanador sempre deve ter esse objetivo. Ficar no lugar comum não tem muita graça :-) Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dantas,tentarei reproduzir essa vista... rsrsrsrsrsrsr
    Abraço

    ResponderExcluir