domingo, 17 de abril de 2011

Apenas um planeta para todo o mundo


  Terremoto e tsunami no Japão.  Terremoto no norte da Tailândia e enchente no sul.  Phuket que era para estar na época mais seca do ano, estava debaixo d'água nos primeiros 5 dias de minha visita. Um italiano em Koh Samui também comentou que o clima na Itália está super estranho. Uma amiga está debaixo de neve na Rússia em plena primavera e ontem um grupo da Austrália me fala que este ano tiveram o verão mais frio que já viram. Tudo isso estou vivenciando nesta minha viagem ao redor do mundo. 

Ouvimos falar constantemente sobre aquecimento global, mudanças climáticas e o que o homem tem feito para causar toda essa mudança.  Alguns falam que não há nada de anormal, outros que o homem não tem influenciado este processo.

O que sei é que todos com quem falo, de todas as partes do mundo, estão preocupados com o clima na terra.  Sempre o assunto vem à tona de forma espontânea tipo: como está quente agora, e fala-se do seu país e como tudo parece estar diferente.

A verdade é que vivemos no mesmo planeta, que para mim parece ser muito pequeno e o mais importante, é um só.  Não importa a religião, a cor, a língua, o status social, a economia.  O que une nós todos é o planeta Terra que é nosso condomínio.  O que fazemos na nossa casa em Recife ou Chiang Mai na Tailândia, respinga no nosso vizinho da África ou Nova York.

Este é um sentimento que irá crescer e ganhará cada vez mais importância com o passar dos anos se o clima continuar mudando como estou vivenciando agora.

Cuide da sua casa e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário